top of page
Serve360 logo with tag.png

RENAISSANCE SÃO PAULO HOTEL

ESG 2024

Asset 1_4x.png

â–¶ Os embaixadores do Renaissance dedicaram 8.264 horas em 41 ações voluntárias realizadas em 2024, até o mês de julho.
As ações realizadas resultaram na doação de 1.742 quilos de alimentos e 2.085 itens, incluindo fraldas, produtos de higiene pessoal, roupas, brinquedos, móveis e doações de sangue.

â–¶ Check Out for Children: um programa em parceria com a UNICEF, convidando os hóspedes para realizar voluntariamente doações durante sua estadas nos hotéis participantes, em mais de 40 paises e territórios.
Desde o lançamento do programa, no início de 2023, mais de USD 350.000 foram arrecadados.

â–¶ OBJETIVO MARRIOTT: Até 2025 contribuir com 15M de horas de serviço voluntário para apoiar as prioridades da nossa empresa e estratégia de engajamento com a comunidade.
Crianças e Jovens: 50% das horas dos nossos voluntários vão apoiar causas das crianças e jovens, incluindo pessoas em situação de vunerabilidade, desenvolvendo suas habilidades, empregabilidade e apoiando sua vivacidade.

â–¶ A Rena Week do Bem, a Black Friday do Renaissance São Paulo Hotel, com viés social, que prevê a doação de 10% do valor dos itens vendidos para instituições.

As doações realizadas através da "Rena Week do Bem" já somaram mais de R$ 27.000, beneficiando instituições como a Fundação Amazonas Sustentável, o Amparo Maternal e o Instituto Fazendo História. Essas doações contribuíram para apoiar as atividades dessas instituições e promover o impacto positivo nas comunidades atendidas por elas.

Asset 2_4x.png

â–¶ Atualmente, no Renaissance São Paulo, as mulheres representam 52,12% dos cargos de liderança, 58,62% dos cargos gerenciais e 50% dos cargos executivos, totalizando 46,90% do quadro geral de funcionários.
Premiações:
Categoria Ouro do Prêmio WEPs - Empresas Empoderando Mulheres, pela UNU Mulheres (2021; 2022); Melhores Empresas para Mulher Trabalhar pelo Great Place to Work Brasil (2022; 2023).

â–¶ Há 4 anos o Renaissance São Paulo Hotel realiza o curso de capacitação Marriott Career Initiative, um programa que visa desenvolver os jovens para o mercado de trabalho.
Em 2023, realizamos uma parceria com o Instituto Unidown e recebemos um grupo de 9 jovens, os quais participaram de 5 aulas práticas abrangendo diversas áreas do hotel, tais como cozinha, recepção, eventos, banquetes e governança.

â–¶ O Comitê de Diversidade e Inclusão do Renaissance 
São Paulo Hotel teve início em 2020 e atua em 7 
frentes com o objetivo de criar ações e implementar 
medidas e mudanças relacionadas à Diversidade e 
Inclusão, 50+, Equidade de Gênero, Étnico-Racial, 
LGBTQIA+, PcD, Primeira Infância e Green Team.

Premiações: J. W. Marriott Jr. Diversity Excellence Award 2022; Programa Global de Equidade no Trabalho, da Human Rights Campaign (2021; 2022; 2023) e 24ª Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil pelo Great Place to Work Brasil (2023).

â–¶ OBJETIVO MARRIOTT: Até 2025, investir pelo menosUS$ 35 milhões para aumentar e aprofundar programas e parcerias que desenvolvam habilidades de hospitalidade e oportunidades entre jovens, populações diversas, mulheres, pessoas com deficiência, veteranos e refugiados.
A Marriott está comprometida em contratar mais de 3.000 refugiados ao redor do mundo até 2026.

Asset 3_4x.png

â–¶ O Renaissance São Paulo possui dois poços artesianos, um método sustentável e natural, que capta a água de forma menos agressiva ao meio ambiente e elimina o risco de desperdício na 
distribuição e consumo consciente.

O Renaissance São Paulo Hotel reduziu em 40% a intensidade do consumo de de água nos últimos 10 anos, superando em 25% a meta para a operação estabelecida.

â–¶ O Renaissance São Paulo Hotel enviou para reciclagem 76.200 cápsulas de café de alumínio, no primeiro semestre de 2024. As borras de café são reutilizadas na produção de composto fertilizante e o alumínio é 100% reciclado.

â–¶ Para diminuir o consumo de plástico, as embalagens descartáveis de sabonete, shampoo e condicionador foram substituídas por dispensadores fixos.

â–¶ O Renaissance São Paulo Hotel obtém 100% de sua 
energia a partir de fontes renováveis, certificada com 
o I-REC, garantindo uma pegada de carbono zerada.

Atualmente 99% da propriedade possui iluminação a LED, e investiu em um sistema de telemetria e automação que controla automaticamente o sistema central de ar condicionado, ajustando o consumo de acordo com os padrões ideias de operação, otimizando o uso de energia elétrica. 

â–¶ A propriedade recicla todos os materiais recicláveis e possui um biodigestor que processa 300 kg de matéria orgânica por dia e gera um efluente rico em nutrientes, que pode ser descartado pelo sistema de esgoto ou utilizado como água de reúso, no primeiro semestre de 2024, já foram processados aproximadamente 49 toneladas de resíduos orgânicos.
Relação de materiais destinados a reciclagem em 2024 até julho:

» Reciclagem de vidro: 2.880 kg
» Reciclagem de metal: 60 kg
» Reciclagem de diversas: 20.533 kg
» Reciclagem de papel: 4.307 kg
» Reciclagem de plástico: 310 kg


Economia de Recursos Naturais:
» Árvores que deixaram de ser cortadas: 237
» Recursos Naturais economizados: 3.457kg
» Novos produtos produzidos: 217 kg

â–¶ O Green Team é um grupo de embaixadores voluntários responsáveis por implementar práticas e redução de desperdício e realizar treinamentos de conscientização.

â–¶ O fornecimento sustentável minimiza o impacto ambiental e maximiza o impacto social positivo em nossa cadeia de suprimentos para o benefício da sociedade e do planeta. O Renaissance São Paulo Hotel compra 98% dos seus hortifrutis de empresas locais. No restaurante Terraço Jardins 25% dos vegetais são de cultivo orgânico. Os peixes e frutos do mar são adquiridos pelo restaurante de forma responsável, com o objetivo de preservar a saúde dos oceanos e da vida marinha.
100% dos ovos consumidos no hotel são de produtores cage-free (livre de gaiolas).

â–¶ O Renaissance São Paulo Hotel doou, no primeiro semestre de 2024, 1.217 kg para a plataforma "Comida Invisível", certificada pela FAO/ONU, com o selo Save Food.
A plataforma Comida Invisível conecta empresas com ONGs e pessoas que necessitam de doações de alimentos em condições de consumo com quem precisa deles. O objetivo principal é combater a fome e reduzir o desperdício de alimentos. Através do Comida Invisível, o hotel tem a oportunidade de contribuir para a distribuição de alimentos excedentes de forma eficiente e sustentável, ajudando a combater a fome e o desperdício.

â–¶ O Renaissance São Paulo Hotel disponibiliza 
gratuitamente para seus hóspedes e clientes um 
carregador elétrico para carros, contribuindo para 
a redução das emissões de gases de efeito estufa, 
promovendo a mobilidade sustentável e apoiando 
a transição para energias renováveis.

â–¶ OBJETIVO MARRIOTT: Consumo responsável de 95% das 10 principais categorias prioritárias até 2025.
Fornecimento responsável: Até 2025, obter de forma responsável 95% nas 10 principais categorias.
» As 10 principais categorias prioritárias incluem: proteínas animais (incluindo carne bovina e aves) água engarrafada, suprimentos de limpeza, cacau, café, amenidades nos apartamentos, produtos de papéis, peixes e frutos do mar, açúcar e artigos têxteis.
» A Marriott International está comprometida em fornecer 100% de nossos ovos de produtores cage-free (livre de gaiolas) em todas as operações globais para todos os proprietários, gerenciados e franquias até o final de 2025.

 
Requisitos/avaliações do fornecedor:
» Exigir que todos os fornecedores contratados nas 10 principais categorias forneçam informações sobre sustentabilidade do produto, incluindo impactos sociais e de direitos humanos.» Até 2025, MI exigirá que todos os fornecedores contratados centralmente forneçam essas informações.Fornecedores locais: Até 2025, obter localmente 50% de todos os produtos. Móveis, utensílios e equipamentos: Até 2025, garantir que as 10 principais categorias de produtos fornecidas estejam no nível superior do Mindclick Sustainability Assessment Program (MSAP) para Marriott.

â–¶ Os materiais gráficos em papel do hotel possuem 
certificação FSC (Forest Stewardship Council), 
garantindo que a madeira seja ecologicamente 
adequada e esteja em conformidade com as leis 
em mais de 75 países.

â–¶ OBJETIVO MARRIOTT: Reduzir a pegada ambiental em 15%, 30%, 45% e 50% em seu portifólio até 2025.
Água: Reduzir a intensidade de água em 15%
Carbono: Reduzir o carbono pela metade até 2030 e zerar até 2050.
Energia renovável: Atingir um mínimo de 30% de uso 
de eletricidade renovável.
Desperdício: Reduzir os resíduos em aterros sanitários em 45% e os resíduos alimentares em 50% até 2025.

â–¶ OBJETIVO MARRIOTT: 100% dos hotéis da Marriott International terão uma certificação de sustentabilidade e 650 hotéis buscarão a certificação LEED ou equivalente até 2025.

Asset 4_4x.png

â–¶ O Renaissance São Paulo Hotel atingiu em 2024 a meta de 100% dos associados com o treinamento realizado sobre Tráfico de Pessoas e Harassment (Assédio).

â–¶ OBJETIVO MARRIOTT: Até 2025, 100% dos funcionários dos hotéis terão concluído o treinamento em direitos humanos, incluindo conscientização sobre tráfico de pessoas, políticas e práticas de recrutamento e fornecimento responsável.
Compartilhar o treinamento e os recursos desenvolvidos pela MI e seus parceiros da comunidade, expandindo ao setor para criar maior conscientização, enquanto desenvolve treinamentos e recursos atualizados para atender às necessidades em evolução e às tendências emergentes.

â–¶ O Renaissance São Paulo Hotel é signatário da Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas.
O movimento do setor privado que une esforços e recursos por meio da conscientização e mobilização, em busca do fim da violência contra mulheres e meninas, além de promover o programa Ângela, uma assistente virtual desenvolvido pelo Instituto Avon, que oferece atendimento gratuito via mensagens atendimento a mulheres em situação de violência. Entre os serviços oferecidos, estão atendimento psicológico, orientação jurídica, doações e auxílio transporte para locais seguros, como abrigos temporários e redes públicas de acolhimento e proteção.

â–¶ OBJETIVO MARRIOTT: Até 2025, aprimorar ou incorporar critérios de direitos humanos em nossa políticas de recrutamento e fornecimento e trabalhar com a nossa indústria para abordar os riscos de direitos humanos na fase de construção.

â–¶ A Fundação J. Willard e Alice S. Marriott e a Marriott contribuiu com USD 550.000 para apoiar a AHLA Foundation’s NoRoom for Trafficking Survivor Fund. A contribuição apoiará as organizações com suporte financeiro e estabilidade para os vítimas de tráfico humano.

Atualização: 23/09/2024.

bottom of page